Tratamento

O Eucalipto

De origem australiana, o Eucalipto tem reconhecimento mundial dadas suas inúmeras aplicações e alta produtividade.

Dentre as mais de 700 espécies existentes em seu país original, 25 foram introduzidas com êxito no Brasil, surpreendendo pela adaptação e, em alguns casos, até superando seu desenvolvimento em terras australianas.

Suas aplicações principais variam entre a produção de celulose, carvão vegetal e madeira, embora outras opções de caráter químico também existam. Quanto à utilização, deve-se escolher uma variedade mais adequada, e em se tratando da madeira imunizada, espécies como citriodora, cloeziana e urofila se destacam pela sua qualidade.

O Produto Preservativo

Para o agente preservativo temos, no Brasil, a utilização mais comum do CCA (trióxido de cromo, óxido cúprico e pentóxido de arsênico) que é um líquido viscoso de coloração marrom e solúvel em água. Ele é reconhecido pelo IBAMA e está de acordo com as normas mundiais para produtos químicos.

O Tratamento

No Brasil temos, predominantemente, a utilização do processo de célula cheia para produzir o eucalipto imunizado em autoclave, este processo se aplica a agentes preservativos hidrossolúveis, como o CCA, e o método de impregnação se dá por vácuo-pressão.

Inicialmente cria-se uma solução da mistura do agente preservativo com a água. Em seguida a madeira é armazenada dentro do autoclave. Cria-se, então, um vácuo dentro do autoclave, esta parte do processo tem como finalidade retirar o ar para facilitar a absorção da solução. Após o vácuo, é criada uma pressão dentro do autoclave, que forçará a penetração da solução na madeira. E finalmente utiliza-se o vácuo novamente para retirar o excesso. Após o tratamento a madeira é levada a uma área de descanso, onde escorre a solução remanescente, e então ela está pronta para ser enviada ao cliente.

Tratamento preservativo:

Sistema de vacuo-pressão em auto-clave.

Imuniza contra o ataque de fungos e insetos (cupins e brocas)